A história afegã, Parte II: a hipocrisia da war on drugs de Reagan e um fundador da Irmandade Muçulmana

A CIA, sob olhar envergonhado da DEA, criou o maior drug lord dos anos 80. Gulbudim Hekmatyar era o líder  de um pequeno grupo de guerrilheiros, o Hezb-i-Islam,  que operava  apartir de Pershawar, na fronteira afegã. Foi um dos fundadoresa da Irmandade Muçulmana no Paquistão e chefiou as manifestações  anti-Kabul no início dos anos 60. Gostava de atirar ácido às estudantes que se recusavam a usar o véu e foi acusado de ter asassinado uma jovem esquerdista em 1972. Foge então  para a zona de Pershawar. Mais tarde, em 1973, Daud destrona o rei e  e Hekmatyar, com  a ajuda de Butho ( o pai de Benazir)  lança diversos ataques à república comunista e ateia de Daud, a partir do vale do Panjir.

Como sabem, Daud começou a tergiversar, aproximou-se  do Irão e os soviéticos resolveram agir. Em 1981, Ronald Reagan e o general Zia ( o chefe das secretas paquistanesas)  acordam na necessidade de prestar ajuda à guerrilha afegã anti-soviética. Em 1985, Reagan ordena,  numa ordem de serviço confiencial, que os soviéticos devem ser forçados a sair do Afeganistão by all means available. Na prática, a CIA vendia à guerrilha afegã os Stinger e outras amenidades. O pagamento: os lucros da venda da pasta de ópio aos laboratórios  paquistaneses.

William Casey dirige, nos anos 80, uma das  maiores estações da CIA. Em 1982, a heroína afegã e paquistanesa já cobre as necessidades de 60% do americanos. Na fronteira noroeste, sob a pata do  general Fazle Haq, trabalham  entre 100 a 200 refinarias de heroína. O Afeganistão já produz, em 1983, cerca de 575 toneladas /ano. Greenleaf e Wilson explicaram à administração Reagan que "se  dessem  à guerrilha afegã um décimo da ajuda que os soviéticos deram aos norte-vietnamitas,  the Russians would really have either hands full". Em 1983, pôs-se o problema da Emenda Rodino, que interditava a ajuda a países que não tomassem medidas adequadas para controlar a produção e exportação de narcóticos. O presidente da House of Foreign Affairs Comittee, Steven Solarz, quis  saber como era possível ajudar quem enchia as ruas americanas de heroína barata. Não obteve resposta, porque o general Zia foi considerado um amigo dos EUA. No entretanto, humilhados, vários agentes da DEA pediram a transferência para fora do Paquistão.

Neste artigo da época, muito suave, podem ver em que consistia a war on drugs de Reagan.

 

 

Bibliografia:  McCoy e Barnett Rubin,que tem muitas memórias e arquivos disto.

publicado por FNV às 20:05 | link do post