Boas, também sou um interessado neste tema e gostaria que me esclarecesse uma dúvida: há uns tempos vi um documentário da BBC sobre o ranking das drogas e, não comentando os resultados, fiquei a pensar que a única droga que afectava os pulmões era o tabaco. Eu não sei como fazem os outros, mas sempre vi consumir haxixe e marijuana misturados com tabaco. E as outras drogas inaláveis também não afectam os pulmões, para além dos efeitos no cerebro? Porque se omite sempre esta informação?
PS: eu sou pela liberalização da droga, apenas acho que isso tem que ser acompanhado de uma reforma do sistema de saúde, para evitar que os recursos sejam todos canalizados para curar pessoas afaectadas por um consumo que, à partida, sabem que é nocivo à saúde.
FNV a 20 de Junho de 2012 às 19:07
Claro que afectam. A própria cocaína inalada também afecta o tracto respiratório.
Nota: eu não sou pela "liberalização das drogas" dito assim. Sou crítico das políticas proibicionistas. Parece a mesma coisa, mas não é.
Volte sempre
Obrigado pelo esclarecimento de posição. A minha posição é à partida pela liberalização. Agora, como pode a sociedade tolerar o consumo de certas substâncias e depois não desenvolver os esforços necessários para tratar dos consumidores, entre outras coisas, uma vez que os recursos em cuidados de saúde são sempre limitados, pelo que a minha posição ainda não está muito bem estruturada.
E depois poderiam surgir outras substâncias que escapassem ao controlo da industria de drogas, pois os traficantes iriam certamente investir na introdução de novas substâncias que não fossem comercializadas pelos canais legais, até porque certamente sobre as mesmas incidiria uma forte carga fiscal e, se há contrabando de tabaco, nada impediria que houvesse contrabando de outras substâncias, mesmo não sendo ilegal a sua produção e distribuição.
Pelo que teria que haver uma grande transformação social para que se pudessem implementar políticas liberalizadoras neste sector.
O Mundo está cheio de perigosos arquitectos da vida... dos outros. Um perigo.